Dezembro vermelho alerta para a prevenção de aids e IST

Campanha marca grande mobilização nacional sobre prevenção ao vírus HIV, aids e outras IST

Chegamos ao Dezembro Vermelho, campanha que chama atenção para as medidas de prevenção, assistência e proteção e promoção dos direitos das pessoas infectadas com o vírus HIV. No Brasil, desde 1996, todas as pessoas diagnosticadas com aids recebem tratamento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde, do Ministério da Saúde e do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/aids (UNAIDS), a cada 15 minutos uma pessoa se infecta com o vírus no Brasil.

“A Enfermagem tem historicamente um papel fundamental no enfrentamento das IST/HIV/aids, e a cada dia que passa vem ampliando suas competências nesta área sendo protagonista na implantação das novas tecnologias de prevenção, Assistencia e diagnóstico”, afirma o conselheiro federal Vencelau Pantoja.

É importante destacar que ter HIV não é o mesmo que ter aids, muitas pessoas confundem os termos utilizados, mas o HIV é usado para se referir ao vírus da imunodeficiência humana. Já a aids significa síndrome da imunodeficiência adquirida. Ou seja, HIV é um vírus e aids é uma síndrome que pode ser desenvolvida por pessoas portadoras desse vírus.

O vírus pode ser transmitido para outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação quando não as devidas medidas de prevenção não são tomadas.

“A camisinha ou preservativo são os métodos mais eficazes para prevenir a aids, assim como também outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Sabemos que existem muitos mitos acerca desta condição, por isso, é importante a informação e a prevenção”, destacou a presidente do Cofen, Betânia Santos.

Em 2020, o Cofen divulgou parecer que traçou o panorama da situação epidemiológica do HIV/aids no Brasil, estratégias de enfrentamento e fez referências a países que tiveram experiências exitosas onde o enfermeiro exerceu papel de protagonista na utilização de ferramentas de prevenção.

O Cofen é parceiro do Ministério da Saúde na luta contra o HIV. Em 2016, aprovou parecer normativo atualizando as normas para a realização dos testes rápidos, facilitando a detecção da doença. Utilizados para triagem, os testes são de fácil execução, não exigem infraestrutural laboratorial e ficam prontos em até 30 minutos. Podem ser feitos também por profissionais de nível médio, sob supervisão de enfermeiro.

O dezembro vermelho, na verdade, é uma extensão ao Dia Mundial de Combate à aids celebrado no dia 1º dia do mês de dezembro. A campanha foi instituída pela Lei 13.504/2017.

error while rendering plone.comments