Campanha Novembro Azul vai prevenir doenças sexuais

A campanha contará com ações educativas voltadas a importância dos cuidados preventivos com a saúde sexual e reprodutivo de meninos de até 15 anos de idade

O Brasil terá a campanha Novembrinho Azul para promover a relevância da prevenção de fatores de risco para doenças relacionadas à saúde sexual e reprodutiva de meninos de até 15 anos. A campanha foi criada pela Lei nº 14.694/2023. O texto foi sancionado pelo presidente Lula e publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (11/10). A lei é originária do Projeto de Lei nº 3.930/2021 do deputado federal Dr. Zacharias Calil (União-GO), o texto foi aprovado pelo Senado em setembro, sob relatoria do senador Dr Hiran (PP-RR).

Novembrinho Azul promoverá ações educativas para reforçar a importância dos cuidados preventivos com a saúde sexual e reprodutiva de meninos de até 15 anos de idade, como vacinação contra o papilomavírus humano (HPV), autoexame de testes e consultas de rotina. O objetivo da campanha é diminuir o agravamento de doenças na vida adulta.

Um estudo publicado pela revista The Lancet Global Health mostra que quase um em cada três homens acima de 15 anos de idade está infectado com pelo menos um tipo de papilomavírus humano (HPV) genital e um em cada cinco está infectado com um ou mais dos dois tipos de HPV conhecidos como de alto risco ou oncogênicos. Em homens, o câncer relacionado ao HPV é mais frequente no pênis, ânus, boca e garganta.

Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) entre estudantes do 9º ano do ensino fundamental, o percentual de meninas que buscaram e foram atendidas por uma unidade básica de saúde em 2019 é de 88%, enquanto o de meninos, 85%, o que mostra uma busca menor de meninos na faixa etária de 13 a 15 anos pelos serviços de saúde.

As ações da campanha conta com a distribuição de cartilhas educativas sobre quadros de dor, aumento testicular e promoção da importância de tomar a vacina contra o HPV; capacitação de gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) a respeito da relevância de tratamento preventivos para meninos e formação contínua dos profissionais de saúde.

error while rendering plone.comments