CAMPANHA OUTUBRO ROSA 2023 - CONTROLE DO CANCER DE MAMA

COM MAIS EMPATIA SOMOS MAIS VIDA

Conforme o filósofo australiano Roman Krznaric*, a empatia acontece quando encontramos a humanidade compartilhada com outro ser humano. Para o autor, a empatia é capaz de curar relacionamentos desfeitos, derrubar preconceitos, nos fazer pensar em nossas ambições e até mudar o mundo. 

É com o propósito de mudar o mundo de quem atravessa o câncer de mama que a Federação das Entidades Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama lança o conceito do Outubro Rosa 2023: Com mais Empatia, somos mais Vida.

Nosso objetivo é fazer com que a empatia alerte a todos para essa doença que, quando entra na vida de alguém, afeta todo o entorno. 

Estima-se que em 2023, mais de 73 mil novos casos de câncer de mama serão registrados. Isso significa o impacto na vida de milhares de pessoas, suas famílias, sua comunidade. Se olharmos para o somatório das pessoas afetadas, podemos dizer que o câncer de mama atinge toda a sociedade. Precisamos barrar essa progressão por meio da detecção precoce. 

Detectando o câncer de mama em estágios iniciais, a doença tem até 95% de chances de cura.

*Autor do livro O Poder da Empatia: a arte de se colocar no lugar do outro para transformar o mundo.

Olhar além de si mesmo

Por meio da empatia fazemos um movimento “do ego” em direção “ao eco”, ou seja, deslocamos nosso olhar para o coletivo. É possível “me enxergar” através dos olhos dos outros e, dessa forma, aprender sobre si mesmo. Eu passo a entender, me conectar, fazendo um salto imaginativo. Ao mudar antigos padrões de comportamento, já estou sendo empático com o mundo. Vamos exercer mais? 

Neste mês de outubro, vamos olhar no entorno e enxergar mais possibilidades de cuidar de si e do outro, praticando olhar empático, experimentando novas perspectivas e diferentes realidades. Abrindo espaço para exercer e fazer uso transformador da empatia. 

Consigo mesmo, no ambiente de trabalho, com famílias e amigos. Inseridos na sociedade. Vamos alargar a roda da empatia e lembrar a todos que realizar exames para detecção precoce pode ser a diferença de um tratamento de pleno sucesso. 

O câncer de mama é uma doença que, se detectada precocemente, tem altos índices de cura. Não vamos deixar que essa oportunidade escape das mulheres ao nosso redor. Com mais empatia, somos mais vida!

error while rendering plone.comments